O último levantamento feito pelo IBGE, em 2018, revelou que a expectativa de vida do brasileiro aumentou nos últimos anos, sendo de 72,8 anos para os homens e de 79,9 para as mulheres. Esse aumento está diretamente relacionado à medicina preventiva, que evita o desenvolvimento de doenças.
Criado no século XX, o conceito de medicina preventiva surgiu com o intuito de mudar a prática médica, que antes disso era focada somente no tratamento de patologias. A especialidade tem como objetivo principal evitar o desenvolvimento de doenças, bem como reduzir os impactos de eventuais problemas na saúde dos pacientes e oferecer uma melhor qualidade de vida para aqueles que estão realizando algum tipo de recurso terapêutico.
Essa área médica reúne um conjunto de técnicas e estratégias de prevenção que resultam em intervenções precoces no curso de possíveis doenças. Os médicos agem de forma proativa, trabalhando no tempo presente para eliminar riscos que apontam o surgimento ou até mesmo o agravamento de uma determinada enfermidade no futuro.
Na prática, a medicina preventiva estabelece cuidados diários que ajudam na promoção do bem-estar, como a realização de exames periódicos, adoção de uma dieta balanceada e saudável e a prática regular de exercícios físicos. Juntos, eles diminuem as chances de um indivíduo desenvolver doenças que ao longo do tempo podem se agravar.