fbpx

A importância de se adquirir bons hábitos alimentares, mas sem radicalismo

Compartilhe o conteúdo:

Sumário

O dia 31 de março marca o Dia da Saúde e Nutrição no Brasil. Criada pelo Ministério da Saúde, o objetivo da data é chamar a atenção da população para as boas práticas de alimentação e, ainda, incentivar uma reflexão sobre nossos hábitos alimentares.

 

No entanto, quando se fala em mudança de hábitos alimentares, a maioria das pessoas tende a ter uma certa resistência quanto ao tema e a achar que essa é uma tarefa difícil e complexa, que demanda muito esforço, disciplina e muita paciência.

 

Mas nem sempre mudanças drásticas ou radicais são necessárias. Pequenas adaptações na rotina alimentar já podem, por si só, impactar substancialmente a qualidade da dieta de uma determinada pessoa. Além disso, essas pequenas adaptações podem abrir caminho para mudanças maiores, facilitando a adoção de novos hábitos ao longo do tempo, caso necessário e/ou desejado.

 

Pensando nisso, selecionamos algumas orientações importantes, presentes no Guia Alimentar da População Brasileira, que podem te ajudar no dia a dia:

 

– Fazer de alimentos in natura ou minimamente processados a base da alimentação;

– Utilizar óleos, gorduras, sal e açúcar em pequenas quantidades ao temperar e cozinhar alimentos e criar preparações culinárias;

– Limitar o consumo de alimentos processados e evitar o consumo dos ultraprocessados;

– Dar preferência, quando fora de casa, a locais que servem refeições feitas na hora.

 

Além disso, é sempre importante frisar que o equilíbrio é fundamental para o sucesso de qualquer mudança de hábito alimentar e nenhuma dieta ou uma reeducação alimentar deve ser radical. Ambas, caso sejam necessárias, devem ser feitas individualmente, levando em consideração a idade, sexo, peso, patologias e também o estilo de vida de cada pessoa.

 

E por aí, como andam seus hábitos alimentares? Tem conseguido praticar uma dieta equilibrada no dia a dia?

Outros Conteúdos

plugins premium WordPress