Entenda a sua importância na eficiência da atividade empresarial
Agora o Grupo Livemed possui um programa de políticas de compliance. O serviço chegou para nos auxiliar com questões estratégicas voltadas para a manutenção de uma cultura empresarial de honestidade e transparência, acompanhada de controles internos e externos, políticas e diretrizes do negócio, que colaboram na segurança e na eficiência da nossa atividade empresarial.
Mas o que é um serviço de compliance?
O serviço de compliance envolve questões estratégicas e se aplica a todos os tipos de organização, visto que o mercado tende a exigir cada vez mais condutas legais e éticas, para a consolidação de um novo comportamento por parte das empresas, que devem buscar lucratividade de forma sustentável.
De acordo com Ciro Chagas, advogado da empresa Moisés Freire, especialista em serviços de compliance, a principal função do programa de compliance dentro do ambiente corporativo é “garantir, sob uma perspectiva ex ante, o cumprimento das normas direcionadas à área de atuação da instituição, a fim de evitar problemas jurídicos e de imagem, decorrentes de falhas de organização interna que coloquem a empresa em situação de conflito com os atos regulatórios”.
Para ele, uma organização que não adota um programa de compliance está mais propensa a riscos. “Sabe-se que existem diversas legislações regulatórias dentro do Brasil e, muitas vezes, o empresário não detém o conhecimento de todas e, muito menos, sabe que está em desconformidade com algum ponto da legislação. Um programa de compliance busca evitar qualquer imbróglio legal, sinalizando os riscos e os mitigando, resguardando a empresa de multas significativas que são atreladas a desconformidade”, ressalta o advogado Ciro Chagas.
Como funciona o programa de compliance na Livemed?
A implementação do programa de integridade na Livemed prevê a mitigação dos riscos as quais a companhia está sujeita e a adequação às normas reguladoras, com maior enfoque na área trabalhista, na relação com a administração pública e em políticas internas de conduta.
Tal desenvolvimento permeia a implementação de uma ideia de integridade que vai nortear todo o funcionamento da empresa, com a adoção de vertentes anticorrupção aptas a encriptar DNA de transparência e ética dentro da companhia, com o apoio da Alta Direção na veiculação de tal ditame para todos os funcionários.
O serviço de compliance como uma ferramenta no combate à corrupção
O programa de compliance, além de implementação de ideal de integridade, busca estreito cumprimento frente à legislação anticorrupção (Lei 12.846/2013), de modo a resguardar a empresa em seu âmbito de responsabilidade frente a atos corruptivos.
Disponibiliza também canais de denúncia para seus funcionários, estimulando a ideia de autorregulação para o controle de práticas ilícitas dentro da corporação. E fortalece, ainda, a relação com os colaboradores, de modo que eles se sintam recepcionados dentro da instituição e consigam ver refletidos seus valores pessoais éticos dentro da marca da empresa.
Colaborador do artigo: