Este mês é inteiramente dedicado a incentivar o aleitamento materno, atitude que salva cerca de 6 milhões de vidas mundo afora segundo dados da OMS e UNICEF. O leite materno é considerado o alimento mais completo para os primeiros meses de vida do ser humano, pois é nele que se encontram todas as proteínas, gorduras, vitaminas, nutrientes e também água necessários para nosso desenvolvimento.
Segundo especialistas e Órgãos de orientação em saúde, o aleitamento materno é indicado até os seis primeiros meses de vida do bebê, de forma exclusiva e sem restrições de demandas, afinal quanto mais o bebê mama, mais leite será produzido. Fatores complementares que interferem na produção do leite materno envolvem o ambiente onde essa mãe se encontra (situações de estresse e conflitos podem prejudicar), uma alimentação equilibrada e a qualidade do sono e do descanso dessa mãe.
No início da amamentação é muito comum o desconforto. Porém, se ocorrer dor intensa, excessiva e recorrente e mamilos machucados, uma ajuda profissional deverá ser considerada. Isso porque a causa mais comum das lesões nas mamas ocorre devido a pega e/ou posição incorreta da amamentação, o que pode ser perfeitamente corrigido por um profissional capacitado.
Amamentar é amor, doação e cuidado. Converse com seu médico de confiança e retire suas dúvidas e anseios.
Outubro Rosa: a importância do médico no diagnóstico precoce e acompanhamento do câncer de mama
No mês de conscientização sobre o câncer de mama, reforçamos a importância do diagnóstico precoce. Saiba como o papel do médico vai além do tratamento,