A Covid-19, a gripe e o resfriado são infecções virais que afetam o sistema respiratório e podem apresentar sintomas bem semelhantes, tais como: febre, dor de garganta, dor no corpo ou nariz entupido, por exemplo. Por apresentar essa semelhança em alguns de seus sintomas, podem, muitas vezes, ser confundidas. Então, como identificar e tratar cada uma?
A maneira mais eficaz de saber exatamente o que se tem e confirmar o diagnóstico é a testagem. Porém, apesar de apresentar sinais parecidos, em alguns casos, as infecções apresentam algumas diferenças que devem ser levadas em consideração para uma melhor identificação da situação.
Confira a seguir os principais sintomas de cada doença e saiba como diferenciá-las:
- Covid-19: febre, dor de cabeça, na garganta e no corpo, tosse, cansaço, perda de olfato e/ou paladar. Pode surgir também dificuldade de respirar.
- Gripe: febre, dor de cabeça e no corpo, tosse, dor de garganta e cansaço.
- Resfriado: nariz entupido, febre baixa, dor no corpo, na garganta e espirros.
Na presença desses sintomas, o médico deve ser consultado para fazer uma avaliação detalhada para identificar a doença e passar as recomendações sobre o tratamento mais adequado.
Mas independente da causa, há medidas que ajudam a prevenir as três infecções e evitam a transmissão dos vírus, sendo elas: uso de máscara; higienização constante das mãos e uso do álcool em gel e distanciamento social.
Além disso, também é muito importante manter o calendário de vacinação em dia, pois as vacinas reduzem drasticamente a possibilidade de evolução para a forma grave das doenças (atualmente, existem vacinas disponíveis contra a gripe e a Covid-19).
#Covid-19 #gripe #resfriado #vacina