fbpx

Junho verde e amarelo

Compartilhe o conteúdo:

Sumário

Como acontece todo mês, o Ministério da Saúde lança uma Campanha voltada para a conscientização da população sobre determinada doença, e os assuntos abordados neste mês de julho são as hepatites virais e os cânceres de cabeça, pescoço e osso.

O lado verde da Campanha, que trata dos cânceres, busca difundir os principais sintomas da doença, pois em 60% dos casos o diagnóstico e o início do tratamento é feito de forma tardia e isso reflete diretamente no tratamento e na qualidade de vida do paciente. No Brasil, cerca de 40 mil brasileiros são diagnosticados com câncer de cabeça e pescoço anualmente. Para ser considerado um câncer de cabeça e pescoço os tumores devem, necessariamente, ter sua origem na boca, língua, gengiva, bochechas, amígdalas, faringe, laringe e seios paranasais. Como sinais de alerta, o Ministério da Saúde indica:

* Lesões ou úlceras na boca que não cicatrizam;
* Dor de garganta progressiva;
* Diminuição da mobilidade da língua;
* Rouquidão progressiva;
* Dificuldade para engolir;
* Dor de cabeça progressiva;
* Sangramento nasal progressivo e recorrente;
* Nódulos no pescoço endurecidos e palpáveis.

Já o Julho Amarelo tem foco na hepatite, que é uma inflamação no fígado causada por um vírus. São cinco os tipos de hepatite abordadas nessa Campanha: A, B, C, D e E, cada uma com suas especificidades. Nem sempre as hepatites apresentam sintomas, mas quando acontecem pode-se listar:

* Mal-estar, cansaço, tontura.
* Febre
* Olhos e pele amarelados
* Enjoo e Vômito
* Urina escura e fezes clara
* Dor abdominal

Ao menor sinal de qualquer que seja a doença, o MS orienta o cidadão a procurar uma Unidade de Saúde e iniciar o tratamento. Para mais informações acesse www.gov.br/saude.

Outros Conteúdos

plugins premium WordPress