A primeira cirurgia robótica realizada no Brasil aconteceu em 2008. Após 13 anos, o número de procedimentos vem crescendo gradativamente e se expandindo para diversas especialidades. Isso porque avanços significativos vêm acontecendo como capacitação de profissionais e aquisição de equipamentos.
Outro fator que irá potencializar as cirurgias robóticas no Brasil é a chegada da tecnologia 5G, que desde a última semana já se encontra disponível em Brasília. De acordo com a ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações), até o dia 29/09/22 todas as capitais brasileiras já terão o recurso disponível.
A tecnologia 5G irá permitir qualquer interação à distância entre médico e paciente com mais segurança de estabilidade de conexão. Há previsões de que até 2025, hospitais poderão ter salas ocupadas por robôs e humanos conectados por 5G com cirurgiões em qualquer lugar do planeta. Em tempo real, poderão obter informações com especialistas que estejam em outros locais.
As vantagens da cirurgia robótica para o paciente são inúmeras, mas podemos destacar algumas: diminuição da perda de sangue; menor tempo de internação e redução da dor e da necessidade de medicação prolongada. Já para os médicos, podemos citar que proporciona uma melhor visualização; permite movimentos mecânicos com maior grau de liberdade e diminui a fadiga ou tensão nas articulações devido ao design ergonômico do robô.