fbpx

Prevenção ao câncer de mama: relato de quem viveu um susto.

Compartilhe o conteúdo:

Sumário

O Outubro Rosa você certamente já conhece muito bem, um mês consolidado no calendário anual que tem como principal objetivo conscientizar a população, especialmente as mulheres, sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

 

No entanto, apesar dos valiosos esforços para colocar o assunto em pauta, muitas pessoas, por conta da rotina agitada e das exigências do cotidiano, acabam deixando um pouco de lado os cuidados com a própria saúde e só tomam consciência da importância da prevenção após vivenciarem uma experiência negativa.

 

E foi justamente pensando em compartilhar um pouco mais sobre os sentimentos que envolvem essa vivência e despertar em você, leitora ou leitor, a consciência sobre a necessidade dessa prevenção, é que resolvemos trazer neste artigo um breve relato de uma mulher que já passou por isso e hoje luta para levar essa conscientização para outras pessoas.

 

Confira a seguir:

*Para manter sua privacidade, ela pediu para não ser identificada. Por esse motivo, não citaremos seu nome.

 

“Ao fazer alguns exames necessários para realizar uma cirurgia estética na mama, descobri, através da mamografia, alguns nódulos e calcificações nas minhas duas mamas. E, para minha surpresa, um deles foi classificado como Birads 4, ou seja, um nódulo suspeito de Câncer de Mama (com 2% a 95% de chance de ser maligno).

 

Até então, eu nunca havia feito mamografia na minha vida, mesmo já sendo indicada para minha idade. Também confesso que não tinha o hábito de fazer o autoexame. Naquele momento em que recebi o resultado do exame, lembro que caiu meu mundo! Não conseguia pensar nada bom. Já me imaginei na quimioterapia e fiquei com muito receio de morrer e deixar minha filha.

 

Foi um sentimento que não consigo expressar com nenhuma palavra. Fiquei carregando essa dúvida por mais de um mês e afirmo que aquela fase foi uma das piores que passei até então.

 

Felizmente, tive um final feliz e os resultados dos meus exames foram todos benignos. Mas se eu pudesse e tivesse voz suficiente, gritaria para que todas as mulheres fizessem os exames preventivos.

 

A maior lição que ficou dessa experiência foi a conscientização sobre a importância da prevenção e do cuidado com minha saúde. Essa é uma doença muitas vezes silenciosa, que assusta e apavora. Mas hoje existem muitos recursos, tanto de prevenção, quanto de tratamento. Então mulheres, façam a mamografia regularmente. Este é um exame simples, indolor e capaz de detectar precocemente qualquer alteração. Se cuidem!”

 

Outros Conteúdos

plugins premium WordPress