fbpx

Sinais de gordura no fígado

Compartilhe o conteúdo:

Sumário

A Esteatose Hepática, popularmente conhecida como gordura no fígado, é um distúrbio caracterizado pelo acúmulo de gordura acima do normal nas células do fígado e acomete cerca de 25% da população brasileira.

De acordo com o Ministério da Saúde, nos quadros mais leves a doença se apresenta assintomática. Já nos níveis intermediários e mais avançados, nos quais a doença já tomou conta do órgão, alguns sintomas aparecem. No caso mais grave, o fígado pode se apresentar inflamado e com fibrose, levando a quadros de hepatite gordurosa, cirrose hepática e em alguns casos, câncer.

Além disso, um estudo recente da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) em parceria com a UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo) e a UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) concluiu que esteatose hepática aumenta em 30% o risco do desenvolvimento de diabetes.

O tratamento da doença depende da sua causa base. Para aqueles com a esteatose hepática não alcoólica, mudanças no estilo de vida são recomendadas e podem ser suficientes. Isso inclui perda de peso, dieta balanceada, exercícios físicos regulares e redução no consumo de álcool. Medicamentos podem ser prescritos para tratar fatores de risco, como diabetes e colesterol alto. No caso da base ser o consumo excessivo de álcool, a interrupção da ingestão deve ser imediata e contínua.

Importante reforçar a importância de todo o tratamento ser orientado por um médico. Busque sempre por orientação de um profissional capacitado.

Outros Conteúdos

plugins premium WordPress