fbpx

Dia Nacional do Socorrista é comemorado no próximo domingo: conheça um pouco mais sobre esses profissionais

Compartilhe o conteúdo:

Sumário

Eles costumam ser os primeiros a chegar em um local que aconteceu um acidente, emergência de saúde ou situação provocada por violência. Os socorristas do Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) são os profissionais responsáveis por prestar os primeiros socorros e levar os pacientes até uma unidade de saúde em casos de urgência.

 

No próximo domingo, dia 11 de julho, comemora-se o Dia Nacional do Socorrista, uma data para lembrar de toda a dedicação de quem escolhe essa profissão.

 

Mas afinal, quem são os socorristas?

 

Os socorristas são profissionais com formação em técnico de enfermagem, enfermagem, medicina e/ou bombeiros. No caso dos motoristas das ambulâncias, é exigido ainda um curso de direção especializada para veículos de emergência.

 

Geralmente, o trabalho desses profissionais já começa antes mesmo de sair para atender uma ocorrência, dentro da ambulância, checando todos os itens necessários para os mais diversos tipos de atendimento. Normalmente, eles são os primeiros a chegar ao local de um acidente ou emergência e são responsáveis por prestar os primeiros socorros e levar os pacientes até uma unidade de saúde.

 

Os socorristas também atuam na central de regulação, no 192, prestando serviço por telefone, acionando as ambulâncias e dando direcionamento ao pedido de socorro. Juntos com os médicos reguladores e rádio reguladores, eles acolhem o chamado, identificam se é uma situação de urgência e orientam o solicitante como proceder até que ambulância chegue para seguir com o atendimento.

 

O preparo de um socorrista vai muito além dos conhecimentos teóricos e práticos do dia a dia da profissão. Para exercer essa função com excelência, é preciso também ter muito controle emocional para lidar com as situações mais adversas advindas de sua rotina profissional.

 

Com funciona o Serviço Móvel de Urgência

 

Após ligar o 192, o cidadão é atendido por um Técnico Auxiliar de Regulação Médico, conhecido como TARM, que direciona o caso para um médico regulador, que, após verificar a urgência do procedimento, acionará um rádio operador, o qual ativará a ambulância mais próxima ou adequada e dependendo da gravidade da situação, definindo se irá utilizada uma USA ou uma USB. Quando há o código vermelho, no qual o risco de morte é iminente, o objetivo é atingir cerca de 1 minuto e 30 segundos – do atendimento do Rádio Operador até a ambulância.

 

Como são formadas as equipes do SAMU?

 

  • Equipe da central de regulação:

 

Médicos reguladores

Técnicos auxiliares de regulação médica

Controladores de Frota e Radioperadores

 

  • Equipe das Unidades  de Tratamento Intensivo Móvel (UTIM)

 

Médico

Enfermeiro

Motorista-socorrista

 

  • Equipes das Unidades Móveis de Suporte Básico

 

Técnico de Enfermagem

Motorista-socorrista

 

  • Equipe do Helicóptero de Suporte Avançado

 

Médico (SAMU)

Enfermeiro (SAMU)

Piloto (Corpo de Bombeiros)

Operador de Vôo (Corpo de Bombeiros)

 

Unidades de Suporte Móveis

 

  • Unidades de Suporte Básico (USB):

 

Cada Unidade Móvel de Suporte Básico, além de material de consumo, como medicamentos, conta com: rede de oxigênio, prancha longa de madeira para imobilização da coluna, colares cervicais, cilindro de O2, talas de imobilização de fraturas e ressuscitador manual adulto e infantil.

 

  • Unidades de Suporte Avançado (USA):

 

Já a USA conta com, além do material de consumo, uma incubadora para transporte de recém-nascido, um aspirador cirúrgico para ambulância, um respirador a volume, um monitor multiparâmetro, um oxímetro digital e bomba de infusão para seringas, bem como todo o material para imobilização e medicamentos de cuidados intensivos.

 

 

Outros Conteúdos

plugins premium WordPress